Política de Denúncias

O canal de denúncias da Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda. / LethesHome/ LethesHome Apartments foi estabelecido em conformidade com a legislação vigente aplicável e boas práticas corporativas, reforçando o posicionamento com os princípios vertidos nos princípios de transparência e ética.

Com este canal pretende-se facilitar a identificação de situações eventualmente irregulares ou infrações, incluindo suspeitas razoáveis reais ou potenciais, que ocorreram ou que se considere que é muito provável que venham a ocorrer.

Salientamos que este canal não substitui o atual meio de contacto para efeitos de “Reclamações sobre prestação de serviços” – cujo respetiva reclamação deve ser enviada para o email: vianatece@vianatece.pt

Para apresentar uma denúncia, deverá enviar email para denuncias@letheshome.pt

ou remeter carta para o endereço postal:
Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda

Zona Industrial do Neiva, 2º Fase
4935-232 Neiva,
com a indicação de “confidencial”.

Conteúdo recolhível

Princípios e proteção do denunciante

É garantida a independência, a imparcialidade, a confidencialidade, a proteção de dados, o sigilo e a ausência de conflitos de interesses no tratamento e análise das denúncias recebidas.

Em qualquer situação, o Denunciante é protegido contra qualquer forma de retaliação, sendo conferida a possibilidade de apresentação de denúncia anónima, nos termos legais.

Quem se considera denunciante

A pessoa singular que denuncie ou divulgue publicamente uma irregularidade ou infração.

Quem pode apresentar uma denúncia

  • Clientes.
  • Colaboradores.
  • Ex-colaboradores.
  • Prestadores de serviços, contratantes, subcontratantes e fornecedores, bem como quaisquer pessoas que atuem sob a sua supervisão e direção.
  • Titulares de participações sociais, pessoas pertencentes a órgãos de administração ou de gestão ou a órgãos fiscais ou de supervisão da Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda., incluindo membros não executivos.
  • Voluntários e estagiários, remunerados ou não remunerados
  • Outros.

Responsabilidade de gestão da denúncia

As denúncias serão recebidas pela área competente da Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda. que, após registo e classificação, dará seguimento ao processo de tratamento, incluindo o encaminhamento para as áreas responsáveis pela análise e acompanhamento do processo.

O tratamento, investigação e tomada de medidas relativamente às denúncias recebidas é, de acordo com a legislação, da responsabilidade da Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda., sendo as mesmas tramitadas através de uma plataforma informática interna.

Denúncias Anónimas

A Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda. compromete-se a respeitar o anonimato em todos os casos em que o denunciante pretenda apresentar uma denúncia anónima, independentemente do detalhe das informações contidas na denúncia e da possibilidade de identificação do denunciante através dos factos descritos. Esclarece-se que a Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda tratará todas as denúncias, anónimas ou não, sempre que a mesma contenha matéria e informação suficientes e relevantes que permitam averiguar. Não obstante este tratamento, todos os denunciantes serão notificados no endereço de email pelo qual foi feita a denúncia. Para consultar o estado do processo, deverá requerer via email o mesmo, indicando o ID atribuído pela Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda à sua denúncia.

Âmbito

Podem ser apresentadas denúncias dos seguintes âmbitos:

  • Conflito de Interesses
  • Defesa do Consumidor
  • Saúde Pública
  • Segurança e conformidade dos produtos
  • Segurança dos alimentos para consumo humano
  • Proteção do Ambiente
  • Proteção da privacidade e dos dados pessoais
  • Segurança da rede e dos sistemas de informação
  • Conduta Inadequada
  • Uso indevido de recursos
  • Discriminação ou Preconceito
  • Assédio (moral ou sexual)
  • Fraude e Corrupção
  • Branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo
  • Outros

Reforçamos que todas as situações não relacionadas com os temas acima descritos deverão ser endereçadas a outros canais de comunicação, designadamente:

Reclamações sobre prestação de serviços – via email vianatece@vianatece.pt

Dados que devem conter no email do denunciante

*Qual a relação com a Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda / LethesHome/ LethesHome Apartments

Colaborador/ Ex-Colaborador/ Fornecedor/ Cliente/ Outros

*Qual o tipo de Denúncia

Conflito de Interesses / Defesa do Consumidor/ Saúde Pública/ Segurança e conformidade dos produtos/ Segurança dos alimentos para consumo humano/ Proteção do Ambiente/ Proteção da privacidade e dos dados pessoais/ Segurança da rede e dos sistemas de informação/ Conduta Inadequada/ Uso indevido de recursos/ Discriminação ou Preconceito/ Assédio (moral ou sexual)/ Fraude e Corrupção/ Branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo/ Outros

*O facto já ocorreu

Sim ou Não

*Há testemunhas

Sim ou não

*Qual o grau de certeza sobre o facto que está a denunciar

Tenho certeza/ Tenho Suspeita / Ouvi dizer

*Descrição da denúncia

Proteção de Dados Pessoais

Ao enviar email da denúncia, declara tomar conhecimento das condições do tratamento dos seus dados pessoais, devendo, para tal, consultar a Política de Privacidade.

Fique a conhecer também as regras de tratamento de dados pessoais no âmbito do Canal de Denúncias Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda / LethesHome/ LethesHome Apartments.

A Vianatece Artesanato Tecelagem, Lda. conduzirá com responsabilidade, independência e idoneidade a receção, a investigação e o tratamento da sua denúncia.